• CET – HISTÓRICO

O CET CONTA SUA HISTÓRIA

Resumo  de um dos desfiles temáticos realizados pelo Colégio Estadual Tiradentes, que conta boa parte da trajetória deste que se tornou o único colégio estadual do município de Oliveira dos Brejinhos, estado da Bahia.

1º – O começo de tudo…

A história do Colégio Estadual Tiradentes começou assim:

As guerreiras, com imensa sabedoria, dedicação e amor pela profissão, Professora Alice Maria Ribeiro de Novais lecionava na Escola Tiradentes para uma turma de clientela masculina, Maria de Lourdes Guimarães (in memorian) na Escola Joana Angélica para uma clientela feminina e Margarida Maria Ribeiro Portela (in memorian), na Escola Nelson Carneiro para uma clientela mista. As pioneiras da Educação pública de Oliveira dos Brejinhos lecionavam em suas residências, por falta de um espaço apropriado.

Após muita luta e esforço dessas guerreiras para melhoria da educação brejinhense, construiu-se um prédio que foi inaugurado em 21 de setembro de 1954 e recebeu o nome de Escolas Reunidas Tiradentes, com ensino de alfabetização ao quinto ano primário.

2º – A evolução física

                Para que o Colégio Tiradentes pudesse acolher da melhor maneira possível a nós, professores e estudantes e a toda comunidade, o ambiente precisou passar por vários estágios, desde sua construção na década de 50 até os dias de hoje.

        Muitos foram os profissionais que se empenharam em resolver problemas estruturais que toda construção apresenta, bem como fazer adaptações para que a escola atenda às exigências da atualidade.

        Sempre houve uma preocupação em conservar, ao menos em parte, sua estrutura inicial, bem como os cuidados com o meio ambiente, a limpeza, a segurança e o conforto.

        Dessa forma, o Tiradentes tem se destacado como uma das melhores escolas da região, apesar de todas as dificuldades financeiras e administrativas.

        Aqui fica nosso tributo aos trabalhadores braçais e intelectuais que deixaram e que ainda deixarão sua marca pelas instalações que hoje proporcionam à comunidade brejinhense o melhor da educação atual, dentro de suas limitações.

        São 23 repartições entre corredores, salas, banheiros, cantinas, depósitos, laboratórios… usados para gerar acolhimento e educação aos nossos cidadãos, que levam em suas memórias marcas desse espaço.

        Então, apesar das “casinhas de cachorro” de outrora, puxadinhos e improvisos, nossos agradecimentos a todos que contribuem para que essa estrutura continue de pé e servindo à comunidade brejinhense e região.

3º – Nossos heróis

Ora, e o tempo?
Passa o tempo ou passamos nós?
Tempo que passa rápido, às vezes parece devagar.
Tempo que traz alegrias, dúvidas, tristezas, perdas e ganhos.
Mas, e para o Colégio Tiradentes, tempo bom ou ruim?

Uma coisa é certa: diante de todas as interrogações, o tempo nos permite experimentar situações e conviver com pessoas cujo valor está acima de qualquer regimento e que faz com que nossa escola alcance seu objetivo maior que é educar humanos.

Assim sendo, fica aqui nossa homenagem para todos aqueles que compartilharam conosco momentos que marcaram nossas vidas dentro do Colégio Tiradentes, com suas ideias, esforço, estima, profissionalismo e atitude. Da mesma forma, esperamos que suas vidas também tenham sido influenciadas pelos princípios que devem imperar num ambiente educativo, especialmente o respeito.

Um abraço carinhoso e nossos sinceros agradecimentos.

Neste momento, fazemos uma menção àqueles que por lá passaram e que já nos deixaram de forma definitiva, exceto em nossa memória, como a Professora Evandete Marina e todos os outros: funcionários em geral e estudantes.

Vida que determina o tempo todo para todos!

Agora gostaríamos de condecorar aos presentes, confirmando que serão nossos eternos heróis.

4º – Nossos frutos

A partir do ensino de Alfabetização do 5º ano primário em 09/11/1989 passou a oferecer o curso de 1ª a 8ª série representado aqui pelos estudantes passando a chamar “Escola Estadual de Primeiro Grau Tiradentes”. Hoje oferecemos somente o ensino médio e o nome mudou para Colégio Estadual Tiradentes. Esse ano o colégio completa 63 anos e homenageia seus frutos que estão estudando ou já conquistaram sucesso profissional espalhados por diversos lugares do Brasil representados por: Daiane Maia (dentista), Neillon (farmacêutico), Jean Oliveira (bancário), Ruan Santana (Administrador), Juracy de Miranda (Vigia), Cássio Leite (Enfermeiro), Mayra Santos ( psicóloga ), Reinaldo Lima (Empresário)  .

 Que Lutaram pela conquista de um sonho, pois sonhar é um dos princípios mais básicos e fundamentais da essência do ser humano, é condição, é imposição. Sonhar é vida e conquistar um sonho é como conquistar um pedaço da vida; é realização e é triunfo! Mas nada disso seria possível sem que lutassem por isso, sem que houvesse persistência, sem que fossem fiéis aos seus sonhos e deles nunca desistiam.

5º- Oportunidade nos povoados

Pensando na necessidade de dar oportunidade às pessoas que moram nos povoados, e que não teriam como se deslocarem diariamente ou morar na sede para estudar é que se abraçou o Programa Ensino Sem fronteiras e posteriormente o atual Ensino Médio Tecnológico – EMITEC- nas localidades de Bom Sossego, Beira Rio e Ipuçaba a partir do ano de 2006, na época a Professora Frances Matilde era a Diretora da escola e no Povoado de Queimada Nova, a partir de uma longa luta, foi implantada a extensão,com aulas presenciais que iniciou em abril de 2008. O Tiradentes nestas localidades oportunizou muitos jovens, pais e mães de família concluírem o ensino médio. As localidades onde possuem o EMITEC, foram desvinculadas do Tiradentes e hoje pertencem a uma instituição de ensino  CEMIT – localizada em Bom Jesus da Lapa.

Em Queimada Nova, após uma longa luta de pessoas das comunidades da região, com inúmeras reuniões, viagens e mobilizações, conseguiram autorização para o funcionamento da extensão do Tiradentes no Povoado que iniciou as aulas em abril de 2008. Foi criada uma comissão que ficou conhecida como Pró-Educação, com pessoas preocupadas e comprometidas com a educação naquela região. Aos trancos e barrancos persiste com a busca por uma aprendizagem significativa buscando valorizar a cultura da agricultura familiar, criação do bode e do trabalho coletivo. Hoje funciona no espaço cedido pela escola Municipal Landulfo Alves, com cerca de 70 alunos.

6º – Celebrando a conquista  (impresso)

7º – O desfile cívico

A partir da inauguração da escola (1954) passou-se a realizar anualmente o desfile cívico no dia sete de setembro, juntamente com todas as escolas da cidade, onde eram representados os personagens que fizeram parte da história do Brasil com encenações que relatavam o grito da independência. Dentre estes personagens hoje apresentamos D. Pedro; Leopoldina; Marquesa de Santos; Joana Angélica; José Bonifácio; Maria Quitéria e os Caboclos que representam a luta pelo reconhecimento da Brasil através da independência da Bahia. O último desfile que o Tiradentes participou nesta data foi em 2003.

8º-Desfiles temáticos

Na ocasião do aniversário de 50 anos da escola – ano 2004, o desfile do Tiradentes passou a ser realizado na data do aniversário da escola, 21 de setembro e a cada ano trazendo um tema para estudo durante as aulas e culminando na avenida. Os temas abordados a cada ano foram:

2004- Cinquenta anos do CET;

2005- Os Estados brasileiros e suas culturas;

2006- De raça diferentes, formamos um só povo;

2007-Jogos Panamericanos;

2008- Danças e ritmos;

2009- Ligados por um só idioma;

2010- Respeito às diferenças;

2011- A mulher e a sua trajetória de lutas e conquistas;

2012-Formação étnico cultural do Brasil;

2013- Juventude vivenciando a cultura brejinhense;

2014-Os grandes inventos da humanidade;

2015- Uma viagem de janeiro a Dezembro;

2016- A vida humana: Da concepção à morte;

Nossos projetos: arte em todas as formas

Com o desenvolvimento dos projetos

Objetiva-se o ensino melhorar

A escola vem descobrindo talentos

E garantindo o trabalho interdisciplinar.

Logo no início do ano,

Inicia-se o planejamento

Festa junina, desfile temático

E a feira do conhecimento.

Nas primeiras semanas de aula

Sensibilização dos projetos estruturantes

Aqui todo mundo tem espaço

Para mostrar talentos brilhantes

O FACE é música

O AVE arte em desenho ou artesanato

O TAL é poesia em prosa ou verso

PROVE é filme, FESTE é teatro

O EPA imagens do nosso patrimônio histórico

O objetivo é conhecer pra preservar

DANCE e o JERP são projetos disputados

Muitos alunos pra dançar e pra jogar.

O Programa ensino médio Inovador
Popular PROEMI
Aulas em turno oposto
Veio pra inovar e produzir.

Com oficinas de reforço

Matemática, leitura, escrita e muito mais

Dança, teatro, mídias, artesanato,

Já que aprender nunca é demais.

Ainda tem confecção dos tapetes

Parafesta de Corpus Christi

A Comissão para o meio ambiente

De lutar pela vida ninguém desiste.

Por aqui vou terminando

Teria muito o que ficar falando

Dessa escola que precisamos tanto

Respeitar cuidando

Cuidar amando.

10º – Escola-Irmã: C.E. Rômulo Galvão

O que significa a participação do Colégio Rômulo Galvão? Sempre buscaram caminhar juntas, muitos professores e funcionários trabalharam nas duas escolas. Livros e fardas compartilhadas, dificuldades e sonhos também, assim somos escolas irmãs, parceiras. Unidas em prol da busca constante do crescimento e melhoria da nossa sociedade através da educação.

11º – Gestão democrática

O colegiado escolar é um conselho formado pelo gestor, professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis pelos estudantes e o representante da comunidade local, por meio de eleição direta e secreta envolvendo todas as pessoas da escola. O colegiado tem mandato de dois anos e se reúne mensalmente ou mais vezes quando necessário, para colaborar com a melhoria da escola.

Isto significa que o colegiado pode discutir o processo e os resultados da aprendizagem obtida pelos estudantes, aconselhar ou apoiar a equipe gestora nas questões pedagógicas e administrativo-financeiras, acompanhar e avaliar as ações e projetos desenvolvidos pela escola, além de ser essencial na mobilização, principalmente, de outros estudantes e das famílias para assumir a educação como um bem familiar e social.

Recorrendo aos registros dos livros encontramos ata eleição do colegiado de 26 de junho de 1995, onde atuava a então Diretora Maria Isabel da Trindade Ferreira.O Colégio Estadual Tiradentes conta com um colegiado atuante e isso garante uma gestão democrática.

12º-Família na escola

          Na sociedade atual, é cada vez mais significativa a participação dos pais na formação e na educação de seus filhos. A parceria entre a  família e a escola  é de suma importância  para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na faixa etária escolar.

          O primeiro fator para que essa parceria seja estabelecida é que as partes se conheçam bem. Para isso, a comunicação, desde o primeiro contato, tem papel fundamental e deve ser a mais transparente possível. Não somos iguais e não temos os mesmos costumes, opiniões ou hábitos, portanto, não há uma escola certa (ou melhor) para todos. A definição da melhor opção de escola depende de cada aluno e das convicções de sua família, desde a filosofia a ser seguida até os objetivos desejados. Sem isso a parceria não acontece e a complexa missão de educar em conjunto está comprometida.

          “Tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as pessoas para o mundo; no entanto, a família tem suas particularidades que a diferenciam da escola, e suas necessidades que a aproximam dessa instituição. A escola tem sua metodologia, filosofia, no entanto ela necessita da família para concretizar seu projeto educativo.” O Colégio Estadual Tiradentes, realiza reuniões ao final de cada unidade letiva e conta sempre mais com essa parceria. Inclusive teremos um encontro destes amanhã e esperamos contar com a presença de todos os familiares.

13º- Concluintes

14º – Uniforme branco e azul

Margarida Portela Lourdes Guimarães Alice Novais