• TRANSFORMAÊ

v2019

Resultado de imagem para transformaê 2019

COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES
Rua Daniel Brito – Oliveira dos Brejinhos (BA)

 

Tentando transformar? Então, TRANSFORMAÊ COM O CET!

"Tempo rei, ó, tempo rei, ó, tempo rei
Transformai as velhas formas do viver
Ensinai-me, ó, pai, o que eu ainda não sei!


TRANSFORMAÊ – LINK OFICIAL

Nas últimas duas semanas, o Colégio Estadual Tiradentes, município de Oliveira dos Brejinhos, Bahia, pertencente ao Núcleo Territorial 02 – Bom Jesus da Lapa, vem se organizando para o grande evento desta sexta-feira, 20 de setembro de 2019.

Sob orientação da SEC – Secretaria de Educação da Bahia – a escola vem à comunidade para apresentar o resultado desse trabalho que envolve estudantes, professores, coordenação, gestão e todos aqueles que compõem essa equipe. Coincidindo com o mês de fundação dessa Unidade Escolar, resolveu-se então dar um contorno comemorativo aos seus 65 anos.

O Tema das pesquisas deste ano e que culminará com um Desfile por algumas ruas da cidade, é A HISTÓRIA DOS BREJOS: A CAPITAL DO NOSSO MUNDO. Para tanto, envolve-se no projeto muita gente da cidade e zona rural, na busca e organização de informações, bem como na confecção de materiais, seleção de objetos, pinturas, roupas, para que, nesta sexta-feira, toda a comunidade se junte à escola para conhecer mais, se informar mais, se alinhar mais com as atividades que vêm sendo desenvolvidas, em boa parte por orientação da SEC e algumas por iniciativa própria.

A expectativa é que seja um dos momentos mais relevantes do ano, em se tratando da gama de informações que se conseguiu juntar, bem como da possibilidade que se deu a toda a população do lugar de analisar, acrescentar, se envolver nos bastidores e nos resultados que serão levados a vários locais.

 AGENDA

  • ABERTURA DA ESCOLA – 08 h – para visitação e participação em atividades, bem como para finalizar os preparativos para o momento final;
  • PREPARAÇÃO PARA A SAÍDA DO DESFILE – 16 h
  • SAÍDA DO DESFILE – 17 h
    Devido ao tempo muito seco e o sol extremamente quente, foi possível sair com o desfile às 17h30min, momento em que o sol já se punha. 

PERCURSO

PERCURSO DO DESFILE & TRANSMFORMAÊ

APRESENTAÇÃO DO DESFILE

Tema: A História dos Brejos: Capital do Nosso Mundo

“Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”
Marcos Garvey

Por: Verônica Stella & Ânderson 

É com muita honra, alegria e satisfação que o Colégio Estadual Tiradentes, pesquisou, preparou e hoje traz para as ruas da nossa cidade um pouquinho da história do nosso município, da nossa história. “Brejinhos”, uma terra hospitaleira, amiga, construída por um povo forte, aguerrido, que brilha como o cristal que a simboliza. Por aqui, temos sonhos a realizar, por aqui traçamos nossos caminhos, criamos nossos filhos decentemente, valorizamos os nossos antecedentes e descendentes, vivemos a acreditar. E pelas mãos e fortaleza de nossa gente, vamos desenhando e construindo uma Brejinhos cada dia melhor de se viver e da qual podemos nos orgulhar e chamar de capital de nosso mundo. É essa Brejinhos que iremos mostrar. 

PELOTÕES

1. A Arte Rupestre – Prof. Marcelo e Dalva

O pelotão Arte rupestre apresenta os vestígios daqueles grupos humanos que por aqui passaram e viveram a milhares de anos atrás. As marcas dessa passagem ficaram inscritas nas rochas e lajedos de Oliveira dos Brejinhos. Não podemos pensar a história do município sem levar em consideração esses vestígios arqueológicos, pois hoje compõem a identidade local.

2. Nosso povo – Prof. Maurício e Profª Janaína

Oliveira dos Brejinhos, outrora, Arraial dos Brejos, Brejo Grande, Brejo Grande da Oliveira, Villa de Oliveira do Brejinho. O município de Oliveira dos Brejinhos foi ocupado por duas casas, a do Coité e a do Chuveiro no início do Século XVIII. Destas duas casas surgem as primeiras famílias. A casa do Coité, sendo seus proprietários os Cavalcante da Silva e a casa do Chuveiro, de propriedade da família Teixeira Torres. Na casa do Coité chegam às famílias: Brito, Valle, Maia, Borges e Teixeira de Castro. Joaquim Teixeira de Castro, foi a Rio de Contas e trouxe consigo o Padre Custódio e o Professor João Fructuoso Ormond. A casa do Chuveiro, era habitada apenas pela família Teixeira Torres e era também um local de passagem de muitos tropeiros. Anos depois, veio fazer parte, a família Teixeira de Leite e Coimbra. Um tropeiro por nome João Nicolau encontra terras que batizou com o nome de “brejos”. Primeiras famílias a ocuparem as terras dos brejos: Coimbra, Valle, Brito e o recém-casado Professor João Fructuoso Ormond. Primeiras famílias a ocuparem o Brejo do Meio: Sant’Anna, Quinteiro e Portela. O arraial dos brejos continuava crescendo e outras famílias vieram povoá-lo. O ano de 1912 é marcado pela chegada de mais famílias, como os Ferreira de Araújo, através do primeiro Juiz Preparador Dr. João Ferreira de Araújo

Na época do coronelado, a Vila de Oliveira do Brejinho ganhou tempos de prosperidade em sua economia. Porém atravessou épocas difíceis com a ditadura da chibata do Coronel Francisco Teixeira de Oliveira (Chico Teixeira), época tal que não havia escola, apenas trabalho.

3. Emancipação – Professoras Emanoela, Alice e Ducelúcia

Em 1865, José Manuel Teixeira Leite, proprietário da Fazenda Brejinho, erigiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Oliveira, posteriormente o arraial de Brejinho foi elevado à vila e criado o município de Oliveira dos Brejinhos em 1891.

Após vários decretos ocorreram desmembramentos sendo o último em 31/12/1973, onde o município  ficou constituído de 3 distritos, sendo eles: Oliveira dos Brejinhos, Bom Sossêgo Ipuçaba.

Assim, permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Apresentamos aqui os símbolos importantes do município: o brasão, hino, mapa, capelinha, igreja-matriz, prefeitura, delegacia, o casarão e Santa Cruz.

4. Produzindo riquezas – Professores Fábio Luiz e Luiz Manoel

Neste pelotão, vamos enfatizar as Riquezas Naturais e Produtividade de nossa Oliveira dos Brejinhos, e como o expoente de nossa cidade é o CRISTAL, iremos mostrar a saga do cristal em nossa cidade. Como toda história se romantiza pelo contexto social, histórico e idealista, a nossa não podia ser diferente… Valorizando a cultura e beleza de nossa cidade, onde iniciaremos pelos índios que aqui viveram, produziram e cultuaram o tão sonhado cristal, posteriormente, as primeiras famílias que aqui se instalaram em busca de riquezas e de construir o seu canto no mundo, NA CAPITAL DO NOSSO MUNDO. Como educadores e educandos, precisamos sair de nossa zona de conforto e perceber que existem coisas além do nosso campo de visão, representando a família tradicional e os escravos, invertendo os papéis. E por último temos os garimpeiros que se aventuram em busca de sonhos e atravessadores que chegam, levam nossas riquezas e deixam os sonhos  divagando pelos brejos…

5. A Educação Brejinhense – Professoras Helaine e Daiane

– Estudantes da 3ª Série
– Escolinha Um Salto para o Futuro

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” Paulo freire. Não se fala da história de um povo sem lembrar dos personagens que atuaram e atuam na área da educação. Inicialmente a educação em Brejinhos era restrita aos coronéis e seus familiares. Representando os professores começando pelo primeiro professor de Brejinhos, João Fructuoso Ormond, primeira professora mulher Adelaide do Carmo, José Castro, popular Zezé. 

Com a construção da primeira escola, hoje Colégio Estadual Tiradentes, a educação passou a ser para todos.  Quantos mestres já passaram por aqui, marcando a nossa história. Para homenageá-los trazemos nesse pelotão as figuras das queridas professoras Alice Novais, Júlia Ormond, Maria Eugênia Guedes, Terezinha Novais. Em nome delas estendemos os nossos agradecimentos e reverência a todos que dedicaram e dedicam suas vidas por uma educação transformadora.

Infelizmente, com a expansão do acesso, apareceram também problemas sociais que o tempo todo buscamos combater:  bullying, depressão, automutilação e desinteresse. Mas continuamos acreditando numa educação mais holística, libertadora, onde todos sejam protagonistas de um futuro melhor, com mais respeito, afetividade, empatia, mais acesso a tecnologias, com mais igualdade de oportunidades e assim construirmos uma sociedade mais justa e humana.

6. Crenças Religiosas – Professor Luciano, Ânderson e Professora Maria Isabel

Nesse pelotão trazemos as crenças religiosas. A igreja católica com a representação de Nossa Senhora da Oliveira, que chegou aqui no final do Século XIX, esculpida por um artesão da cidade de Ouro Preto (MG). A Igreja-matriz que teve sua missa de inauguração em 08 de setembro de 1916.   Representados também neste pelotão os primeiros padres e missionários de Brejinhos.

As Igrejas Evangélicas aqui chegaram e realizaram o primeiro culto no dia 30 de maio de 1975, este culto sendo da Igreja o Brasil para Cristo. A Assembleia de Deus constrói seu primeiro templo no ano de 1983.

Estão representados também a Roda de São Gonçalo, o Reisado entre outras expressões da religiosidade de nosso povo. Nas ações das igrejas cristãs temos os ministros, catequistas, obreiros, missionários, coroinhas, entre outros. A Bíblia, Palavra de Deus, que norteia nossa vida, instruindo-nos para que nossas atitudes tenham vida e Vida em abundância, lutando por justiça e paz.

7. Nossos artistas, Nossa Cultura – Professoras Stéfane e Verana

O pelotão intitulado como cultura, tem a missão de resgatar e valorizar nossos artistas brejinhenses que com suas mãos talentosas, fazem com altruísmo e excelência seus trabalhos. O Colégio Estadual Tiradentes traz também nossos artistas da música, da dança e artes visuais, assim como as crenças populares que se baseiam na fé de um povo, sendo aqui representadas pelas benzedeiras. E, para homenagear todos os nossos artistas damos enfoque ao saudoso e eterno Carlon Cruz, figura ilustre e expressiva do nosso município, que com seu trabalho autodidata, nos fez entender o verdadeiro sentido da arte na vida humana.

8. Iniciativas Sociais – Professoras Rosemeire e Carla

Neste pelotão representamos diversas iniciativas de nossa gente que luta por uma sociedade melhor.  Instituições e movimentos com jeitos de trabalhar diferentes, mas, todos em busca da garantia dos direitos e mais qualidade de vida. As instituições aqui representadas: Sindicato dos Servidores –SINDSERV; Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar- SINTRAF; Cooperativa de Crédito – CRESOL Oliveira; Central de Associações– representando as diversas associações comunitárias espalhadas pelo território brejinhense; Grupo de Mulheres de Saco de Fogo; Associação de Meio Ambiente e Reciclagem- AMAR; Associação de Apoio a Criança e Adolescente e a Cultura – Projeto Sapeca; Extintos Grupo Jatobá e Projeto Sonhadores da Paz que deixaram marcas que jamais serão apagadas; Grupo de Capoeira; Escolinhas de futebol e Polícia Mirim. Todas essa instituições sociais culminam para o mesmo objetivo: vida saudável, exercício da cidadania, deveres cumpridos e direitos fundamentais à vida respeitados. Enfim, todos contribuindo para um lugar melhor de se viver. Parabéns a todas as iniciativas sociais atuantes em nosso município. 

9. A Brejinhos que queremos! – Professoras Adenilda e Itamar

Fechando o nosso desfile o pelotão “Brejinhos que queremos”, vem demonstrar a vida que temos e a que almejamos para esse povo que soma mais de 20 mil habitantes. Estudantes do Fundamental I, representando todos os estudantes do nosso município e mostrando que podemos construir um mundo cada vez mais distante da violência, da intolerância e do preconceito. Queremos um município onde a saúde se torne prioridade e não um “faz de conta”, onde todos se preocupem com a saúde preventiva através da alimentação saudável e exercícios físicos, dentre outras atitudes que contribuam para a qualidade de vida. Queremos que jovens tenham oportunidades de realizar os seus sonhos, principalmente em relação ao primeiro emprego.  Meio ambiente? Como não cuidar de suas plantas nativas, de suas águas? Plante, plante sempre uma árvore, principalmente árvores típicas do nosso bioma caatinga como o jatobá, a aroeira e o umbuzeiro. Enfim, queremos uma cidade onde todos possam viver em harmonia e ter orgulho de chamá-la Oliveira dos Brejinhos, a capital de nosso mundo.

Finalizando…

Resultado de imagem para setembro amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. No Brasil, o suicídio é considerado um problema
 desaúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Não ignore um pedido de ajuda. Fique atento aos sinais. Todas as vidas importam!

Conversar sobre o tema não estimula, pelo contrário: pode salvar uma vida!

A PRIMEIRA IMPRESSÃO…

Certamente, ainda é cedo para avaliar a culminância do projeto em questão, haja vista ser necessária a audição de outras vozes, mas vou me adiantar na primeira impressão, sem qualquer problema em mudar após ouvir outras opiniões.

Nosso projeto valeu a pena. Sou um dos mais descrentes em relação a certos resultados, mas houve momentos durante a realização do Desfile que cheguei a ser tomado de emoção. Alguns travamentos que houve em outras versões anteriores praticamente foram eliminadas neste. Além do mais, o empenho dos professores, dos outros funcionários, dos estudantes, da comunidade, deu uma elegância inédita ao desfile que, em minha opinião, há tempo não acontecia. Tivemos uma Fanfarra com pouco tempo de ensaio, enorme, mas que deu conta do recado, uma verdadeira aula de História, Sociologia, Geografia, Linguagens de um modo geral, e também das outras disciplinas e áreas, a maioria dos pelotões teve comportamento, houve um quê de obediência à ideia do desfile que durou 1 hora e 10 minutos, sendo que havíamos calculado 1 hora e 20, ou seja, atendeu ao planejamento de forma surpreendente. Mas, vamos aguardar o começo da semana para fazermos uma avaliação mais cuidadosa, inclusive nos atentando aos ajustes que precisam ser feitos na hipótese de repertirmos em futuras ocasiões. E olha que eu já nem queria saber de projetos dessa natureza, mas queimei a língua.

AGRADECIMENTOS (EM REVISÃO…)

A todos os professores, funcionários, membros da Gestão, em especial aos estudantes que se dispuseram a participar com boa vontade dos pelotões, aos motoristas, à Secretaria Municipal de Educação, à comunidade em geral por ter colaborado tão ricamente com objetos, fotografias, informações e, principalmente, com a presença no decorrer do projeto. À Paróquia local pelo apoio, à Polícia que acompanhou boa parte do Desfile com uma viatura…

CANAL DO COLÉGIO TIRADENTES – YOUTUBE