• VOLTA ÀS AULAS

FASE 2 – ENSINO HÍBRIDO

INÍCIO: 26/07/2021 (em análise)

 

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação, anunciou o retorno às aulas presenciais – formato híbrido – para o dia 26 de Julho de 2021, através do DECRETO Nº 20.585 DE 08 DE JULHO DE 2021.

OUTROS DECRETOS – Página da Casa Civil da Bahia, responsável pela publicação dos decretos estaduais.

Como é sabido de toda a população, o Brasil ainda vive a Pandemia do Coronavírus, o qual tem provocado muitos problemas, inclusive muitas perdas e exposições da vida a sérios riscos.

Vacinação contra a Covid no Brasil

SESAB – Conavírus na Bahia

Como se trata de um Decreto Estadual, de uma forma ou de outra, o mesmo terá que ser cumprido. Entretanto, o Colégio Estadual Tiradentes resolve, diante do pouco tempo entre o anúncio e a data de início das aulas, trazer algumas informações à comunidade acerca desse retorno. Seguem!

  • Segunda-feira – 26/07/2021 – A Equipe Escolar se reunirá presencialmente para discutir e rever o planejamento para o ano letivo de 2021, acerca de carga horária, protocolos, rematrícula, revisão das turmas, dentre outros assuntos. Não haverá presença de estudantes na escola. É bom informar que várias unidades escolares deste território – NTE-02 • Bom Jesus da Lapa – já anunciaram o retorno após o término da III Unidade, cuja data prevista para esse término é 07 de Agosto de 2021;
  • Terça-feira – 27/07/2021 – a escola apresentará à comunidade, através dos mecanismos de comunicação existentes (redes sociais, grupos, salas de aula online, da própria escola…), o resultado do que foi alinhado no encontro da segunda-feira;
  • Recomenda-se que os estudantes e suas famílias aguardem essas informações que deverão apresentar um plano de retorno presencial ou para essa mesma semana ou seguindo o anunciado por outras escolas da região, resolução mais provável;
  • Sabe-se que não haverá o transporte de estudante por enquanto, até porque a própria lei determina prazos nos processos de licitação que excedem o prazo dado pelo Governo do Estado para o retorno presencial, o que inviabiliza a parceria com a maioria dos municípios, os quais estavam aguardando o anúncio do retorno para providenciarem essas licitações, nada mais óbvio. Assim, caso haja o retorno imediato, a realidade é que estaremos com menos de 50% do alunado presente na escola, visto que mais de 60% da clientela é rural. Informações preliminares dão conta que o município retornará com suas aulas após a imunização completa dos trabalhadores em educação e após a contratação do transporte escolar, bem como ajustes estruturais na rede física das escolas. Isso remete a setembro de 2021 ou até mais, como possibilidade apenas;
  • Questões sobre mudanças de turno, se pode continuar estudando remotamente mesmo com o retorno presencial, comorbidades, etc serão tratados oportunamente. A escola deverá montar um atendimento específico, como uma espécie de escuta, nos primeiros dias do retorno presencial, para tomar ciência desses assuntos, seja através do estudante ou seu representante legal. Aguardem o anúncio da data. Não deverá ocorrer nesta semana – 27 a 30/08/2021 – mas nas próximas.
    Esclarecemos ainda que mensagens e ligações a respeito desses assuntos não terão retorno até que seja feita essa triagem pela escola. Isso, num cálculo otimista, deverá levar uns 30 dias para fazermos esses ajustes. 
    LEMBREM-SE: O COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES FUNCIONA OBEDECENDO OS CRITÉRIOS DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DE SEUS DECRETOS E PORTARIAS, DAS LEIS VIGENTES, QUE EM SUA MAIORIA, SÃO INVIÁVEIS A DEPENDER DA REGIÃO, MAS SÃO LEIS. ISSO SIGNIFICA QUE NÃO SERÁ POSSÍVEL ATENDER A TODAS AS REIVINDICAÇÕES NOSSAS, DOS ESTUDANTES E DE SUAS FAMÍLIAS. DISSO TEMOS CERTEZA ABSOLUTA! 
  • Em Agosto de 2021 (primeiros 15 dias), a escola estadual deverá matricular os estudantes vindos do 9º Ano da Rede Municipal. Em conversa preliminar com a SME, essas matrículas deverão ser encaminhadas à escola por essa Secretaria, ou seja, provavelmente não será necessária a presença do estudante/familiar na escola para isto. As conversas ainda estão em andamento, mas tudo caminha para seja esse o procedimento. Então, aguardem os primeiros dias do mês 08/2021 para as devidas informações.
  • As matrículas para maiores de idade já estão encerradas para pessoas maiores de idade neste ano de 2021. Caso algum dos estudantes com idade superior a 18 anos esteja na fase final do Ensino Fundamental (9º Ano) e precise se matricular na Rede Estadual, o caso será tratado separadamente na oportunidade;
  • Antes de dirigir perguntas à escola sobre o funcionamento das aulas no formato híbrido, sobre datas, matrícula, e outros assuntos, tente consultar os materiais disponibilizados na rede sociais, principalmente este site.
  • Especificamente sobre a FASE HÍBRIDA, assista ao vídeo disponível nesta página – WEBINAR SOBRE A FASE HÍBRIDA – e consulte o material abaixo, onde disponibilizamos praticamente todas as orientações passadas pela SEC a respeito do assunto, e é isso que guiará os passos das escolas estaduais e daqueles municípios que não têm sistema próprio, como o de Oliveira dos Brejinhos.
  • Provavelmente, novas informações surgirão todos os dias, as quais tentaremos publicá-las aqui e nos outros canais de comunicação disponíveis.
  • O convite para a discussão sobre o retorno presencial fica estendido a toda a comunidade que queira contribuir com alguma ideia que nos ajude a refletir sobre a situação atual, ainda mal resolvida, da Pandemia do Covid-19. Sabemos das garantias aos direitos através das Leis, mas devemos nos lembrar que as Leis, no caso especial da educação, visam mais a garantia do futuro, enquanto algumas situações requerem decisões imediatas. Assim, o Colegiado Escolar, os Líderes de Classe, Monitores, Pais, Responsáveis e quem mais puder, ajudem-nos a tomar decisões que visem, primeiramente, garantir a vida e a saúde das pessoas e só depois, o restante. Esses dois itens são um bom começo para todo o resto. Obrigado, em nome do Colégio Estadual Tiradentes!

AGENDA DO COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES

Clique e acesse!

MATERIAIS PARA CONSULTA & DIVULGAÇÃO

  1. ORIENTAÇÕES PARA FASE HÍBRIDA

  2. RECOMENDAÇÕES DURANTES AS REFEIÇÕES

  3. HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

  4. PASSO A PASSO HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

  5. GUIA DA FASE HÍBRIDA: ESTUDANTES E FAMILIARES

  6. GUIA DOS AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS

  7. GUIA PARA AS MERENDEIRAS(OS)

  8. CHECKLIST PARA GESTORES & EQUIPE

  9. CHECKLIST DIÁRIO – DOCENTES

  10. UTILIZAÇÃO DOS BEBEDOUROS

  11. BANNER SAÚDE NA ESCOLA

  12. TODOS OS ARQUIVOS – Link contendo todos os arquivos listados acima!

CADERNOS DE APOIO À APRENDIZAGEM

Acesse os Cadernos de Apoio à Aprendizagem criados para facilitar o ensino neste período de aulas remotas.

Cadernos de Apoio
Clique e acesse!

 

 

 

 

COMUNICADO AOS NOVOS MATRICULADOS

Para tentar ajudar aos novos matriculados que diariamente dirigem perguntas à escola, ficam aqui alguns esclarecimentos no arquivo disponível abaixo, para que vá servindo de subsídio nessa busca por um direito fundamental que é a Educação.

A escola tentará manter esse arquivo atualizado sempre que houver fato novo a ser divulgado.

Clique, leia e restando alguma dúvida de momento, faça contato.

Acesse o Comunicado ao Estudante!
Clique aqui!

 

 

 

TUTORIAL GOOGLE MEET

Hoje, 17/03/2021, às 14h, reunião com professores, estudantes, coordenação, gestão…, utilizando essa ferramenta tecnológica!

VOLTA ÀS AULAS  – REDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA

Abertura oficial do Ano Letivo 2020/2021, do Colégio Estadual Tiradentes de Oliveira dos Brejinhos. Mensagem de acolhimento dirigida aos nossos estudantes, familiares e todas as pessoas da comunidade que, de uma ou outra forma, utiliza os serviços públicos da área de Educação. O momento é difícil, os desafios serão imensos, mas devemos tentar, sob a proteção de Deus e a força de vontade dos seres humanos!
#USEMÁSCARA!
#HIGIENIZEASMÃOS!
#RESPEITEODISTANCIMANTO!
#DIASMELHORESSEMCOVID!

À COMUNIDADE

Prezados amigos:
No dia 15 de março de 2021, a SEC – Secretaria Estadual da Educação – retoma as atividades escolares através de aulas no formato remoto.
Neste espaço, – estudantes, pais, professores, autoridades – ficarão informados tanto das atividades da escola, bem como das iniciativas da SEC, de seu representante territorial, o NTE 02, com sede em Bom Jesus da Lapa (BA).
Deste momento em diante, visite nossa página, solicite informações, acompanhe nosso trabalho, ajude-nos a estar em contato com nossos estudantes, através dos vários canais existentes nas redes, da rádio local, dos seus perfis, enviando mensagens aos amigos, repassando informações…
Qualquer que seja sua contribuição, grande se tornará em algum momento, pois, a exigência da sociedade atual no que toca à educação é imensa.
Um grande abraço!
Contamos com vocês!
Agradece,
Comunidade Tiradentes
PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS – Clique e tire suas dúvidas ou as apresente para que possamos, na medida do possível, esclarecê-las.

NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO & DIVULGAÇÃO

Visite esses links e acompanhe suas e nossas atividades!
  1. SITE DA ESCOLA – http://brejinhosnet.com.br/cet
  2. FACEBOOK – Perfil do Colégio Estadual Tiradentes
  3. E-MAIL – colegiotiradentesob@gmail.com
  4. INSTAGRAM – https://instagram.com/cetbrejinhos
  5. YOUTUBE – Canal do Colégio Estadual Tiradentes 
  6. WHATSAPP – diretamente com o estudante, mediante combinação com seu professor e também do Chatclass;

JORNADA PEDAGOGICA 2021 – SEMANA I

Início: 10h

Canal Educação Bahia 1 – YouTube

TV EDUCA BAHIA – ASSISTA!

AGENDA DO ANO LETIVO DE 2020/2021

Clique para visualizar!

CONSULTA E-MAIL E-NOVA


  • Abertura: Danilo Souza, Diana Melo, Ana Paula Melo…;
  • Participação de Ludmilla Brandão da Silva Ferreira (Juazeiro) – Medalhista das Olimpíadas de …;
  • Professora Rita Malheiros – CECPAG (Caetité) – Área de Ciências Humanas – Projetos desenvolvidos durante a Pandemia. Relato dos projetos, dentre eles o Projeto Empatia, organização de um e-book, canal do YouTube…;
  • Fala do Secretário Estadual da Educação Jerônimo Rodrigues; (mensagem, dois anos em um…)
  • Fala de Helder Amorim (CONTE) – apresentação da Jornada Pedagógica nessas duas semanas, 01 a 12 de Março de 2021.
  • Fala de Manuelita Brito – SUPED/SEC – saudação, 
  • Flávio Gonçalves – fala sobre o lançamento da Rede Educa Bahia.

Vespertino – 14h

  • Fala da Professora Ayrleide – boas-vindas, comentários sobre a agenda da semana, dentre outros assuntos;
  • Coordenadora Daniela Fagundes – 
  • Reunião da Equipe Escolar – saudações iniciais, relatos, discussões, sugestões…

RESUMO DO DIA:

• O dia 01/03/2021 trouxe as primeiras informações sobre o retorno às aulas que está previsto para o dia 15/03/2021. No período da manhã, a apresentação ficou por conta da SEC e no período da tarde por conta dos NTEs. Às 16 horas, a Equipe Escolar se reuniu e discutiu alguns assuntos voltados para o Pedagógico principalmente. Como se tratava do primeiro dia, muitas dúvidas foram colocadas, especialmente sobre a preparação das aulas, o acesso ao SAGA, dentre outros assuntos. Foram deixadas algumas sugestões

02/03/2021

Início: 09h05

  • Palavra de abertura do Prof. Danilo Souza;
  • Apresentação das intérpretes de Libras;
  • Palavra do Secretário Jerônimo Rodrigues;
  • Palavra do Chefe de Gabinete do Secretário da Educação, Prof. Cézar Lisboa;
  • Palavra de Afonso Requião – Engenheiro Civil – COINF;
  • Palavra de Helder Amorim – CONTE;
  • Fala de Manoel Calazans –