• CET – RETORNO HÍBRIDO

Nesta página, dirigida ao ACIONISTA MAJORITÁRIO DO ESTADO DA BAHIAO POVO – o CET vem prestar esclarecimentos sobre o andamento do retorno às aulas no ano letivo de 2021.


SEMANA DE 20/09/2021 E SEGUINTES

NOVO HORÁRIO 

Esta programação deverá valer até que a quantidade de estudantes presentes nas aulas aumente. Pelos últimos cálculos, o horário que entrará em vigor nesta segunda-feira, 20/09/2021 atenderá à demanda atual. Essas aulas serão em dias seguidos, de segunda a quinta-feira, sem rodízio de estudante, ficando o restante dos dias para a equipe cuidar do ensino remoto e outros projetos. Da mesma forma, o estudante deverá utilizar esses dias para atualizarem seus trabalhos e, quando necessário, participar das atividades online.

Sigam obedecendo aos protocolos epidemiológicos, pois, pelos últimos boletins, ainda está ocorrendo transmissão do Coronavírus em nosso município.

HORÁRIO MATUTINO

HORÁRIO VESPERTINO

HORÁRIO NOTURNO

AS AULAS ACONTECERÃO NAS SEGUINTES SALAS:

  • PAVILHÃO 1 – SALAS 01 E 02
  • PAVILHÃO 2 – SALAS 05, 06 E 07.

PRESTEM ATENÇÃO!

  • NÃO SERÁ POSSÍVEL SERVIR MERENDA NESSES DIAS. AINDA NÃO CONSEGUIMOS ATENDER OS TRÂMITES BUROCRÁTICOS NECESSÁRIOS PARA TAL. COMO HAVIA UM CONTRATO PARA FORNECIMENTO DE DUAS PARCELAS DE LICITAÇÕES ANTERIORES, ADIAMOS A TOMADA DE PREÇOS E, INFELIZMENTE, O CITADO CONTRATO FOI CANCELADO PELO ESTADO!
  • DURANTE ESTA SEMANA, OS ESTUDANTES DEVEM PROCURAR AS SALAS/TURMAS/TURNOS ONDE CONSTEM SEUS NOMES, OBRIGATORIAMENTE. EM HAVENDO ALGUMA SITUAÇÃO ESPECIAL, PROCURE ESCLARECIMENTOS JUNTO À GESTÃO.

Cordialmente,

A Gestão


• SEMANA 3 – AVISO NECESSÁRIO! ATENÇÃO!

 RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NO CET – FORMATO HÍBRIDO

PERGUNTAS & POSSÍVEIS RESPOSTAS

  1. Em que data os estudantes do CET voltarão às aulas presenciais, formato híbrido?
    1. Data: 10/08/2021
  2. Quais são os horários em que essas aulas vão acontecer?
    1. O CET esclarece que essas aulas ainda serão uma espécie de simulação durante esta semana – 09 a 13/08/2021 – pois muitos ajustes dependerão da presença dos estudantes e da quantidade desses. Mesmo assim, os horários ficam determinados da seguinte forma:

MATUTINO: 08 às 11h;

VESPERTINO: 14 às 17h;

NOTURNO: 18h30 às 21h.

  1. O estudante matriculado pode aparecer em qualquer dos turnos?
    1. Não! A recomendação é que o estudante compareça no turno em que está matriculado, mesmo que tenha solicitado a mudança desse turno. Somente em casos excepcionais, após autorização da Gestão, poderá frequentar as aulas em outro turno.
  2. Em relação ao estudante que necessita do transporte, qual o procedimento?
    1. Infelizmente, a orientação é que continue aguardando a organização do transporte pelo município. Enquanto isso, esses estudantes deverão continuar sendo atendidos da forma em que estavam até este momento, ou seja, online ou através de atividades impressas.
  3. Qual a previsão para que o transporte escolar seja regularizado?
    1. O transporte escolar depende de processo de licitação que, normalmente, é demorado. Em conversa com pessoas da SME, a informação é que há possibilidade desse transporte vir a circular lá pelo final de setembro, início de outubro (previsão)!
  4. É necessário ir de uniforme? Levar material?
    1. Provavelmente, no primeiro dia (10/08) nos dedicaremos mais à organização, mas os professores estão prontos para as salas de aula. Essas aulas estão previstas para serem 3 por turno, com duração de 1 hora cada, exceto o noturno, 3 aulas de 50 minutos. Uniforme? Recomendado! Material? Por enquanto, o mínimo até que se tome conhecimento do horário.
  5. Neste momento inicial, as turmas serão divididas (50% por dia) conforme previsto?
    1. Ainda não, pelo menos até sabermos o contingente de estudantes. Então, é bom estar preparado até mesmo para permanecer no lado externo da escola até que se organize dentro da escola, a depender do número de estudantes presentes, as salas serão organizadas por série, não por turma.

LEMBREM-SE! PARA TER ACESSO AO INTERIOR DA ESCOLA É NECESSÁRIO OBEDECER A TODOS OS PROTOCOLOS RECOMENDADOS DURANTE ESTA PANDEMIA DO COVID-19: USO DE MÁSCARA, HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E DISTANCIMENTO ADEQUADO. QUALQUER ATO DE DESOBEDIÊNCIA, O ESTUDANTE SERÁ CONVIDADO A DEIXAR O RECINTO E, A DEPENDER DO CASO, PODERÁ SER COMUNICADO SOBRE O TEMPO EM QUE PODERÁ ESTAR DE VOLTA.

  1. Haverá merenda nesses primeiros dias?
    1. Da mesma forma que o transporte escolar, a merenda depende de vários processos e, como o retorno foi convocado de forma rápida, providências ainda precisam ser tomadas em relação a isso, ou seja, A MERENDA NÃO SERÁ SERVIDA NOS PRIMEIROS DIAS.
  2. Como se dará a distribuição das salas/séries?

DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS

PAVILHÃO I

SALA 1

1ª SÉRIE MATRICULADA EM 2021

SALA 2

2ª SÉRIE (CHAMADA DE 1ª/2ª)

SALA 3

RESERVA DA 2ª SÉRIE

 

 

DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS

PAVILHÃO II

SALA 5

3ª SÉRIE (CHAMADA DE 2ª/3ª)

SALA 7

RESERVA DA 3ª SÉRIE

SALA 4

RESERVA DA 3ª SÉRIE

As salas não terão marcação ainda, pois placas estão sendo providenciadas para serem colocadas nas mesmas. Mas, a numeração segue a ordem natural, tal como: Sala 1 – primeira do Pavilhão I. Sala 5 – primeira do Pavilhão II, e assim sucessivamente.

                        Os estudantes da 3ª Série que concluiriam em 2020 aparecem no sistema como SÉRIE REMOTA e, por isso, ficarão para um segundo momento. A depender do comparecimento nesta terça, na quarta-feira emitiremos uma atualização deste e pode ser que contenha novidades para esses estudantes quanto ao comparecimento. Há orientações da SEC sobre isso e, o mais breve possível, serão passadas para os estudantes.

  • Maiores detalhes serão passados durante os momentos presenciais. •

Estejam certos: MUITOS AJUSTES CONTINUARÃO ACONTECENDO DURANTE TODO ESTE ANO, PRINCIPALMENTE NESTE MÊS DE AGOSTO, QUANDO A ESCOLA DISPENSARÁ ALGUMAS TURMAS E RECEBERÁ OUTRAS, A EXEMPLO DA EJA VII (SAINDO) E CONCLUINTES DO 9º ANO (CHEGANDO)!

Aviso emitido em:

09/08/2021, às 19h16min

EQUIPE DO COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES


SEMANA 1 – 26 A  30/07/2021

O Colégio Estadual Tiradentes abriu suas portas ao público no dia 26/07/2021, obedecendo ao decreto estadual, mas sem expectativa de receber o alunado, o que acabou acontecendo, exceto por um número bem pequeno – em torno de 5 estudantes, além de uma quantidade maior que realizavam simulados – que acabaram dando o ar da graça. Entretanto, houve a presença  dos funcionários, mediante escala de horários, durante toda a semana, realizando as atividades de rotina, como: emissão de documentos, realização de provas para estudantes da 3ª Série – 2020 (Aproveitamento de Estudos), limpeza geral das dependências da escola, dentre outras atividades.

Da parte do Corpo Docente, dos dias 26 a 28/07, esses, juntamente com a Gestão & Coordenação, desenvolveram várias atividades, inclusive já divulgadas anteriormente, dentre as quais revisão do planejamento, escolha de livros, discussão sobre o retorno, trabalho auxiliar na aplicação dos protocolos…

Uma discussão mais aprofundada ocorreu sobre os caminhos a seguir, sem a presença do estudante na escola, especialmente pela dificuldade de locomoção, haja vista as providências sobre o transporte ainda estarem sendo tomadas pela administração municipal. Resolveu-se fazer uma chamada presencial dos estudantes na semana seguinte, cujos dados serão expostos abaixo.

A presença foi mais nos turnos matutino e vespertino, correspondendo às 40 horas regulamentares. Na quinta e sexta, os professores se dedicaram mais ao atendimento remoto, visto que esse ficou um tanto prejudicado, dada a presença desses professores na escola.

SEMANA 2 – 02 A  07/08/2021

Os professores foram convocados a comparecer nos 3 (três) turnos, mediante escala para garantir que a carga horária de cada um não excedesse, com o intuito de fazer uma checagem mais aprofundada da situação do alunado e das famílias, decisão que consideramos oportuna, pois, somente dessa forma  teríamos um retrato mais fiel da situação, mesmo sabendo que muitos alunos continuariam não comparecendo por várias questões, inclusive a econômica.

Seguem os dados, lembrando que os números são diários, pois, preferiu-se não definir o turno que o aluno poderia comparecer, ou seja, independente do turno em que estivesse matriculado, esses compareceria conforme suas condições.

  • 02/08 – O atendimento ocorreu nos 3 turnos e foram atendidos 81 estudantes pelos professores;
  • 03/08 – O atendimento ocorreu nos 3 turnos e foram atendidos 66 estudantes pelos professores;
  • 04/08 – O atendimento ocorreu nos 3 turnos e foram atendidos 57 estudantes pelos professores;
  • 05/08 -O atendimento ocorreu nos 3 turnos e foram atendidos 59 estudantes pelos professores;
  • 06/08 – O atendimento ocorreu em 2 turnos e foram atendidos 52 estudantes pelos professores;
  • 07/08 – O atendimento ocorreu em 01 turno (matutino) e foram atendidos 25 estudantes pela Gestão. Parte dos professores estava envolvida nos trabalhos remotos, o que também ocorreu durante toda a semana, mesmo estando presentes também na escola boa parte do tempo.

EXPECTATIVA DE ATENDIMENTO:

  • 674 – NUMERO TOTAL DE ESTUDANTES COM MATRÍCULA ATIVA NESTE MOMENTO;

ATENDIMENTO REALIZADO:

  • 340 – ESTUDANTES QUE SE APRESENTARAM À UNIDADE ESCOLAR NESSA CHAMADA PRESENCIAL.

Outras informações:

  • Muitos estudantes enviaram recados, justificando não terem comparecido por vários motivos, especialmente dificuldade com transporte, dificuldade financeira, encontrar-se fora do município, inclusive em outros estados;

Dos 340 estudantes que compareceram,

  • 169 (49,7%) dependem do transporte escolar;
  • 146 (42,9%) trabalham;
  • 89 (26,2) solicitaram mudança de turno;
  • 339 (99,7%) solicitaram confirmação da matrícula;
  • … (mais dados serão apresentados após a compilação dos dados);
  • Participação nas atividades…

  • Sobre o Retorno Presencial (Híbrido),
Esta pergunta trata apenas de opinião, para ajudar no planejamento da escola.
  • A Comunidade Escolar ficou apreensiva com o retorno, pois, após a liberação de determinadas atividades, conforme o Decreto Estadual de 08/07/2021, quando o movimento aumentou muito, principalmente nos finais de semana, muita gente nas ruas, sem máscara, sem manter o distanciamento, inclusive muitos estudantes foram vistos envolvidos nesses movimentos…

SEMANA 3 – 09 A  14/08/2021

  • 09/08 – 08h30 – Reunião com os professores para analisar as ocorrências da Semana 2 (resumo acima) para se traçar os próximos passos, inclusive sobre a presença do estudante novamente, o mais provável no dia 10/08/2021, definição de horário, etc. O resumo será apresentado à comunidade logo após a reunião.
  • 10/08 – Aguardando…

MATRÍCULAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

(Estudantes vindos do 9º Ano da Rede Municipal)

Tem se perguntado muito acerca das matrículas em questão.

Estão sendo realizadas conversas com a Secretaria Municipal da Educação, e essa conversa deve ser concluída no início desta semana. Do que se trata? Um ofício foi entregue pessoalmente pela Gestão do CET na semana que se encerrou, solicitando esclarecimentos sobre o transporte escolar e, principalmente, que as escolas da rede municipal realizassem a organização dos documentos dos estudantes para facilitar essa matrícula. Esclarecemos que as matrículas devem ocorrer durante todo o mês de Agosto (aguardando a data exata), pois, ainda não há turmas cadastradas no SGESistema de Gestão Escolar – que deem conta da demanda. Há apenas uma turma com 11 matriculados, de um total de 40 vagas. As outras deverão ser solicitadas às instâncias superiores no decorrer da digitação dessas matrículas no sistema.

Orientamos os estudantes que vão providenciando os documentos obrigatórios para sua matrícula.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  1. RG;
  2. CPF;
  3. Comprovante de Residência (sendo um desses: conta de água, energia, telefone, ITR…);
  4. Histórico do Ensino Fundamental II;
  5. Cartão de Vacinação;
  6. Documento da mãe (RG, CPF…);
  7. NIS (para os que tiverem);
  8. Contato (número de telefone, e-mail…)

Atenção!

  • As vagas serão preenchidas prioritariamente pelos estudantes da zona rural, de acordo com o horário em que o transporte escolar circule na região de residência desse;
  • As vagas restantes serão preenchidas em seguida por aqueles estudantes que não utilizam transporte. Isso consta na Portaria de Matrícula;
  • As escolas estaduais obedecem as orientações da SEC, e não têm autonomia para abertura de turmas, alteração no número de vagas, atendimento a certas reivindicações que contrariem às portarias e decretos vigentes…
  • A Merenda Escolar passa por processos demorados de aquisição, especialmente itens da agricultura familiar. Isso, infelizmente, compromete a qualidade da alimentação escolar, pois, sabe-se muito bem que nossa região é carente de chuvas e da produção de verduras, legumes e frutas em escala suficiente para atender à demanda;
  • Transporte escolar: informações preliminares conseguidas diretamente com a SME (Secretaria Municipal da Educação) dão conta que o transporte escolar só deve circular no final de Setembro/início de Outubro, sendo isso uma previsão…