• FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

Através de perguntas e respostas, esclareça suas dúvidas a respeito do trabalho do Colégio Estadual Tiradentes do município de Oliveira dos Brejinhos.

PRINCIPAIS PERGUNTAS – RETORNO ÀS AULAS 2021

  1. QUANDO OCORRERÁ O RETORNO ÀS AULAS NA REDE PÚBLICA DO ESTADA BAHIA, INCLUINDO O COLÉGIO ESTADUAL TIRADENTES?
    Resp: O retorno ocorrerá no dia 15/03/2021, com aula inaugural marcada para as 08h30, sob a responsabilidade da SEC – Secretaria da Educação;
    À tarde, às 14h, o Colégio Estadual Tiradentes lança um vídeo on demand fazendo a acolhida dos estudantes. Pode ser visto nas redes sociais. Por enquanto, as aulas serão no formato remoto (à distância, através da internet).
  2. DE QUE FORMA O ESTUDANTE E FAMÍLIA PODERÃO ACOMPANHAR AS AULAS, AS TAREFAS, REUNIÕES…?
    Resp: A escola pretende utilizar todas as ferramentas disponíveis nas redes, dentre as quais (clique no link e visite)

    1. SITE DA ESCOLAhttp://brejinhosnet.com.br/cet
    2. FACEBOOK – Perfil do Colégio Estadual Tiradentes
    3. E-MAILcolegiotiradentesob@gmail.com
    4. INSTAGRAMhttps://instagram.com/cetbrejinhos
    5. YOUTUBECanal do Colégio Estadual Tiradentes 
    6. WHATSAPP – diretamente com o estudante, mediante combinação com seu professor e também do Chatclass;
  3. OS ESTUDANTES MATRICULADOS EM 2020 PRECISARÃO RENOVAR A MATRÍCULA PARA 2021?
    Resp: Não, as matrículas serão renovadas automaticamente, desde que o estudante esteja com a certeza de que sua matrícula foi efetivada em 2020. Não é necessário comparecer à escola para isso.
  4. É PRECISO PREENCHER ALGUMA COISA NESSE PERÍODO DE REINÍCIO DAS AULAS?
    Resp: Sim, é necessário! A escola elaborou um questionário para que o aluno, juntamente com seu responsável, preencha. As informações são destinadas primeiramente à escola e visa obter mais informações que possam facilitar a interação escola/professor/estudante/família. Acesse o formulário!
  5. COMO SERÃO TRANSMITIDAS OU MINISTRADAS AS AULAS DURANTE ESSA FASE REMOTA?
    Resp: Serão feitas aulas online, através do GOOGLE MEET ou ferramenta similar, caso haja necessidade, a maioria será gravada e veiculada através dos canais citados no Item 2 (Facebook, YouTube…) por conta da incompatibilidade de horário de muitos ou diretamente com o estudante, através de e-mail, mensageiros, etc.
  6. AS AULAS REMOTAS TERÃO UM HORÁRIO ESPECÍFICO PARA ACONTECER OU SOMENTE QUANDO OS PROFESSORES MARCAREM?
    Resp: Podemos dizer que as duas formas. Há um horário específico para a postagem das aulas que vai sendo informado no decorrer dos dias, haja vista a carga de trabalho tanto da SEC quanto da própria escola, mas, de acordo com andamento, os professores também decidirão a necessidade dessas aulas em tempo real, reuniões, etc. para esclarecimento de dúvidas, reforço…
  7. EM RELAÇÃO ÀS MATRÍCULAS, QUAL A SITUAÇÃO?
    Resp: O Sistema de Matrículas foi aberto para esta região – NTE-02 Bom Jesus da Lapa – no dia 22/03 e fechou no dia 24/03/2021. O mesmo sistema continua aberto para outras regiões, pois está sendo feito de forma escalonada, por região, certamente para que não haja tumulto e travamentos no SGE. O mesmo SGE, mesmo estando sendo programada sua substituição por outro sistema, deverá se normalizar no próximo dia 15/04/2021, quando todas as regiões da Bahia já terão passado pelo processo de matrícula, inclusive com a promessa de que todos os casos de não matriculados serão resolvidos, conforme palavra do Secretário Sr. Jerônimo Rodrigues e que, se necessário, se matriculará o ano todo.
  8. QUEM NÃO POSSUI ACESSO À INTERNET OU ESTA NÃO CORRESPONDE Á NECESSIDADE, QUAL SERÁ A OPORTUNIDADE DADA A ESSAS PESSOAS?
    Resp: A orientação é para que seja produzido material impresso e que esse seja entregue ao estudante. No caso do Colégio Estadual Tiradentes e cremos que de muitas outras escolas, é a infraestrutura tecnológica que não estava pronta para atender de forma tão brusca a uma demanda tão grande de impressões. Alguns calculam que pode chegar a 200.000 impressões anuais… Estão sendo cotadas duas impressoras de maior porte e, nos próximos dias, isso deverá ser resolvido.
  9. COMO SERÁ O ATENDIMENTO NA UNIDADE ESCOLAR? EXISTEM FORMAS PENSADAS PARA ESSE ATENDIMENTO, AINDA QUE EXTERNO?
    Resp: Todos sabem que não se permite aglomeração em qualquer ambiente, por conta da Pandemia Sars-Cov-2. Por esta razão, a orientação é para que se comunique à unidade escolar a visita para que se possa agendar um horário. A tentativa de nos juntarmos ao município também é uma possibilidade, já que há o repasse do transporte escolar e, principalmente, porque todo e qualquer serviço oferecido ao cidadão deve ser de forma parceira, principalmente em situações como a atual. Mas, maiores detalhes deverão ser postados aqui.
    Observação: caso os recursos do transporte escolar não estejam sendo repassados, cogitaremos sobre isso junto ao Governo do Estado.
  10. PARA AS PESSOAS QUE CONCLUÍRAM O 9º ANO NA REDE PÚBLICA OU PARTICULAR EM 2020, QUAL A ORIENTAÇÃO?
    Resp: Não houve orientação mais clara sobre os estudantes que se matriculam em 2021, somente em relação ao ano de 2020. Na verdade, o que está acontecendo é que os estudantes que estavam matriculados nesse ano – 2020automaticamente foram promovidos para a série seguinte, desde que fossem da rede estadual, ou seja, as escolas que tiveram 9º Ano e que sejam públicas estaduais, poderão sim fazer a “RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS”.

    Exemplo: Se uma estudante estava matriculada em 2020 na 1ª Série, este ano no SGE – Sistema de Gestão Escolar – ele aparece na 2ª Série, e não na 1ª/2ª Séries. O que isso significa? Que ela foi promovida, porém, terá que fazer atividades que englobem as duas séries. Se tinha o assunto As 4 Operações na e Expressões Numéricas na 2ª Série, os professores da disciplina Matemática (como citação apenas) terá que se preocupar com que o estudante entenda tanto das 4 Operações quanto de Expressões Numéricas. Entendo que seja porque fazer “dois anos em um” é mais adequado para maiores de 18 anos, ao estilo EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo que, se a ideologia dos “dois anos em um” passar para os menores de idade, pode ser que, lá adiante, os Conselhos de Educação ou a própria Justiça questionem, lembrando que isso é um entendimento particular, não uma pregação da SEC.

    Resumindo: para quem se matricula em 2021, seguirá o curso normal do Ensino Médio, realizado em 3 anos, a não ser que ocorra uma situação semelhando à Pandemia do Covid-19 e o Estado Brasileiro tenha que pensar alternativas para contornar a situação e altere o que agora está sendo pregado.

    No momento, o Sistema de Gestão Escolar está bloqueado por ser período de matrícula e o que se diz é que esses estudantes novos terão sua situação definida a partir do dia 15/04/2021, o que não impede de ir negociando com os professores para que esses o acolham, mas, oficialmente, estamos buscando esclarecimentos sobre a situação para melhor informá-los. Há inclusive uma fala sobre isso do próprio Secretário Jerônimo Rodrigues.

  11. COMO FICAM AS 3ª SÉRIES DE 2020 E QUEM MATRICULA ESTE ANO NA 1ª SÉRIE?
    Vide o item anterior.
  12. MUITOS PAIS E ESTUDANTES QUESTIONAM SOBRE “ADIANTAR OS ESTUDOS“…
    Caso tenha oportunidade, leiam a reflexão do Professor Carlos Dourado no seu Blog – professorcarlosdourado.com.br – deixando claro que aquelas palavras não refletem a opinião da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, mas próprio professor de forma particular. Em tempo, esclarecemos que o domínio que a escola usa neste momento é de propriedade também particular, como forma de contribuir com o esclarecimento e com a educação de um modo geral.